PDCA

Pode-se entender o PDCA como uma técnica simples que buscar atender ao controle do processo, podendo ser usada de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização. É composto por quatro fases, que vão formar um círculo que são: Planejar, Executar, Verificar e Atuar. Visa a padronização das informações do controle de qualidade, evita erros nas análises, e torna as informações mais acessíveis e fáceis de atender.



Passo 1: Planejamento (P)

Estabelece um plano que pode ser um cronograma, um gráfico ou um conjunto de padrões ou ainda estabelecido com bases nas diretrizes da organização. Quando traçamos um plano, temos três pontos importantes para considerar:
a) Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controles;
b) Estabelecer o caminho para atingi-los;
c) Decidir quais os métodos a serem usados para consegui-los.
Definidas essas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados; as metas podem decorrer do plano.

Passo 2: Execução (D)

As tarefas devem ser executadas exatamente como previstas no plano com a coleta de dados para a verificação do processo. Neste caso três pontos são importantes:
a) Treinamento no trabalho do método a ser empregado;
b) Execução do método;
c) Coleta dos dados para verificação do processo.

Passo 3:  Verificação (C) 

A partir dos dados coletados na execução compara-se a meta realizada com a planejada. Verifica-se o processo e avaliam-se os resultados obtidos:
a) Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão;
b) Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão;
c) Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos.

Passo 4: Atuação corretiva (A)

Etapa onde o responsável pelo processo detecta desvios e atuará no sentido de fazer correções definitivas, de tal modo que o problema nunca mais volte a ocorrer, sendo uma atuação metódica, com ações baseadas nas seguintes hipóteses:
a) Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes;
b) Resultado está fora do padrão, investigar as causas e agir para prevenir ou corrigi-lo;
c) Melhorar o sistema de trabalho e o método.



Ferramentas da Qualidade

A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Essas ferramentas foram largamente difundidas, porque fazem com que o envolvimento no controle de qualidade seja através de seus dados, compreensão da razão dos problemas, e determinação de soluções.
As ferramentas da qualidade devem ser usadas para controlar a variabilidade, que é a quantidade de diferença em relação a um padrão, sendo que a finalidade das ferramentas é eliminar ou reduzir a variação em produto e serviço.
Os objetivos das ferramentas da qualidade são:  

a- Facilitar a visualização e entendimento dos problemas;
b- Sintetizar o conhecimento e as conclusões;
c- Desenvolver a criatividade;
d- Permitir o conhecimento do processo;
e- Fornecer elementos para o monitoramento dos processos.

As ferramentas analisadas a seguir são as mais utilizadas no controle da qualidade, mas não são as únicas. Essas ferramentas são usadas por todos em uma organização e são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodar o PDCA.
São ferramentas básicas do controle de qualidade que podem ser aplicadas num gerenciamento de rotina dos processos, as seguintes: