Perguntas frequentes

Para maior esclarecimento sobre o curso de Engenharia de Produção, abaixo algumas perguntas frequentes para sanar as principais dúvidas:

Qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração de empresas?

A Engenharia de Produção tem conteúdo tecnológico, isto é, o aluno cursa as disciplinas básicas de matemática, física e química, complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como materiais, desenho técnico, eletrotécnica, análise estrutural etc.
É claro que a profundidade em que o aluno estuda essas matérias técnicas é menor que a dos seus colegas da Engenharia Elétrica, Mecânica, etc. Ambas as carreiras têm matérias sobre administração, finanças, contabilidade e economia. Na Engenharia de Produção essas matérias estão mais voltadas para a realidade industrial.

O curso de Engenharia de Produção não é muito superficial?

Não. O engenheiro de produção é um profissional que consegue enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. Este é um perfil diferenciado e muito importante para as organizações. Ele conhece os diversos problemas industriais e as tecnologias que são necessárias para resolvê-los, mas nem sempre é a pessoa que irá se concentrar no detalhe da resolução.

Então, o engenheiro de produção depende sempre de outros profissionais para resolver os problemas?

Somente para os problemas tecnológicos mais complexos. Nem todas as empresas são do tamanho da Petrobras, pelo contrário, a maioria das empresas é de médio e pequeno porte, de forma que muitas delas têm problemas tecnológicos de baixa complexidade perfeitamente resolúveis por um engenheiro de produção.

Qual é então a área específica de conhecimento de um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção tem como área específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições típicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar praticamente em qualquer tipo de organização.

Em que setores da economia trabalha um engenheiro de produção?

Em vários setores, tais como:
  • indústria alimentícia, moveleira, automobilística, metalúrgica, de plásticos, equipamentos, etc., enfim setores que fabricam algum tipo de produto;
  • empresas de serviços, tais como: empresas de transporte, construção, atacados, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral, etc.;
  • órgãos e empresas públicas, tais como: Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc.;
  • empresas privadas de petróleo, usinas de açúcar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão;
  • bancos de investimento (na análise de investimentos).
O que faz um engenheiro de produção?

Ele pode trabalhar em diversas áreas da empresa:
  • área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos;
  • área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro;
  • área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos;
  • área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos;
  • área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos;
Como está o mercado para os engenheiros de produção?

O mercado de Engenharia de Produção oferece ótima empregabilidade, tanto na região do Vale do Taquari como na maioria das regiões do país. Os engenheiros de produção vêm conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil, que coincide com a demanda atual: um profissional com formação científica e com visão geral suficiente para visualizar os problemas de maneira global.