Folha de Verificação

O objetivo desta ferramenta é gerar um quadro com dados claros,  que facilitem a análise e o tratamento posterior, através de tabelas ou planilhas. Para tanto,  é necessário que os dados obtidos correspondam à necessidade da empresa, como a análise de um processo de corte, por exemplo.
A coleta de dados não segue nenhum padrão pré-estabelecido e pode ser adequada de acordo com as particularidades do processo fabril da sua própria empresa.
O importante é que cada empresa desenvolva o seu formulário de registro de dados que permita quem, além dos dados,  também sejam registrados os responsáveis pelas medições e registros,  quando e como estas medições ocorreram.

Exemplo Prático:

A lista de verificação a seguir serve para levantar e demonstrar as causas de assistência técnica em uma fábrica de móveis de painel com acabamento de superfície e pintura.
Ela mostra o número de vezes que ocorreu algum erro na produção,  em que fase da fabricação houve a falha e revela ainda sua influência sobre o total desperdiçado.
Na hora de coletar os dados,  não esquecer:
a) tenha um objetivo bem definido
b) obtenha contabilidade nas medições
c) registre os dados de forma clara e organizada
Clique para visualizar o exemplo