Conceito de Qualidade


     O dicionário oferece cerca de uma dúzia de definições da palavra "qualidade". Dois deles são de grande importância para os gerentes.
     As características do produto constituem uma dessas definições. Aos olhos dos clientes, quanto melhores as características do produto, mais alta a sua qualidade.
     A ausência de deficiências é outra importante definição de qualidade. Aos olhos dos clientes, quanto menos deficiências, melhor a qualidade.
     Alguns clientes, em especial os consumidores, não reconhecem necessariamente a existência de duas espécies bastantes diversas de qualidade. Essa falta de clareza pode provocar comentários como "Eu conheço quando vejo". Porém, os gerentes precisam reconhecer essa distinção, uma vez que os respectivos impactos são sobre assuntos tão diversos como possibilidade de venda e custos.
  • As características do produto afetam as vendas. No caso desta espécie, a qualidade mais alta normalmente custa mais caro.
  • As deficiências do produto afetam os custo. No caso desta espécie, a qualidade mais alta normalmente custa menos.
     A despeito das diferenças nestas duas espécies de qualidade, seria conveniente contar uma frase simples que as descrevesse em conjunto. Até hoje não houve consenso quanto à adoção dessa frase. A expressão "adequação para o uso" ganhou alguns seguidores, assim, como algumas outras frases. É pouco provável que dois conceitos tão diferentes possam ser abarcados em um frase concisa.
     As definições de qualidade acima não contam com uma aceitação universal. Muitas empresas chegaram a outras definições, que elas consideram consistentes com as necessidades de suas indústrias e com seu próprio dialeto. Suas definições muitas vezes se estendem aos "subconjuntos" - os ingredientes detalhados contidos nas definições amplas. Quanto a esses subconjuntos, os pontos de vista divergem. A figura abaixo classifica os ingredientes mais usuais, para mostrar o quão amplamente eles são incluídos ou excluídos nas definições de qualidade da empresa.
     Não existe possibilidade de adoção de definições universais, a não ser que seja desenvolvido um glossário patrocinado por um organismo reconhecido de padronização.


Amplamente Incluído
Nas Definições de Qualidade
Amplamente Debatido
Amplamente Excluído
Qualidade de serviços:
Características
Desempenho
Competitividade
Pontualidade
Cortesia
Capacidade de processo
Ausência de erros
Conformidade com os padrões e procedimentos
Processos internos (p. e., recrutamento, preparação da folhas de pagamento)
Duração do ciclo
Pontualidade
Ausência de erros
Competitividade
Segurança no local de trabalho
Preço
Custos (além daqueles devidos a deficiências)
Absenteísmo dos funcionários
Responsabilidades especiais: diante dos funcionários e do público (p. ex., o ambiente)
Qualidade de Bens:
Características
Desempenho
Competitividade
“Amistoso com  o usuário”
Segurança do produto
Ausência de falhas no uso
Confiabilidade
Facilidade de manutenção
Disponibilidade de peças de reposição
Durabilidade
Apelo estético
Capacidade do processo
Rendimentos do processo
Custo da má qualidade
Conformidade com especificações, padrões e procedimentos




fonte: A Qualidade desde o Projeto- Juran